Como agem os ativos antiquebra em cada região do cabelo

“Existem diversas opções de fórmulas no mercado de beleza capazes de solucionar uma das maiores tragédias para qualquer cabeleira: a perda de fios como consequência do rompimento das fibras, ou seja, a famosa quebra.
Mas você sabe como esses princípios ativos agem sobre o cabelo? Antes de escolher que tipo de produto usar ou indicar para a sua cliente, é preciso saber em qual parte da estrutura capilar ele atua: nos fios, no bulbo ou no couro cabeludo. A seguir, identifico quais substâncias atuam em cada região:
Nos fios
São dois grupos de substâncias:
1. Os que retêm a água natural do fio de cabelo. Aqui entram os silicones e lipídeos vegetais, ou seja, os óleos e manteigas extraídos de frutos ricos em propriedades hidratantes como abacate, karité, argan, damasco, entre outros.
Estes ativos formam uma espécie de filme superficial sobre o fio, que evita a perda da umidade, mantendo a flexibilidade do cabelo e protegendo-o da quebra. Estes tormam-se indispensáveis em procedimentos que geralmente resultam na quebra mecânica (penteados), térmica (chapinha, secador, babyliss) e química (coloração, alisamento, descoloração).
2. Ativos que reestruturam a cutícula capilar e fortalecem o fio que podem ser divididos em:
Aminoácidos - alanina, asparagina, cisteína, glicina, glutamina, prolina, arginina, fenilalanina, lisina, serina, metionina, entre outros
- Ceramidas
Glycosan RE
Esses, por sua vez, são fundamentais em produtos indicados para o pós-tratamento químico, principalmente quando ocorre a perda de massa capilar após colorações, descolorações e alisamentos.
Estes ingredientes são vaso-dilatadores periféricos que estimulam a circulação sanguínea na região e favorecem a alimentação do bulbo capilar, mantendo-o vitalizado. Os mais eficazes são a capsaicina e nicotinamida, indicados principalmente em produtos para o tratamento de fios submetidos a processos químicos.
É bom falar também do ácido salicílico, que evita a descamação do couro cabeludo e melhora a qualidade do fio, tratando de disfunções decorrentes de alisamentos e escovas progressivas.